A Amazon, com mais de 20 anos no setor de comércio eletrônico, tornou-se um gigantesco shopping online.
Os números da empresa mostram o sucesso das vendas digitais, pois já ultrapassou os 100 milhões de assinantes no mundo, e obteve um faturamento de 178 bilhões de dólares em 2017, o que a coloca entre as cinco empresas mais valiosas do mundo.
A Amazon construiu seu sucesso de e-commerce com base em uma rica oferta de produtos e uma cuidadosa experiência de compra, onde a logística desempenha um papel fundamental.
Mercados virtuais como a Amazon são de grande ajuda para empreendedores que têm um pequeno negócio, mas ainda não investiram no desenvolvimento de sua própria loja online, para que possam se tornar vendedores e começar da noite para o dia a trabalhar com uma das melhores empresas de e-commerce do mundo.
Dessa forma, ao se aventurar em plataformas como a Amazon, o setor produtivo interessado em vender seus produtos no país e no exterior, elimina intermediários na cadeia de distribuição que encarecem seus itens, elemento que, sem dúvida, os torna menos competitivos, não qualidade, mas pelo preço. Além disso, se beneficiará da transferência tecnológica de esquemas de pagamento eletrônico e logística que a Amazon conseguiu desenvolver com grande sucesso.
Neste guia, oferecemos o processo simples e detalhado que a empresa solicita para que você participe de sua plataforma como vendedor, independentemente do tamanho do seu negócio.
PASSO 1
Decida quais produtos você vai vender
Se você é um empreendedor com seu próprio produto ou distribui outros itens e deseja melhorar suas vendas através da Amazon, a primeira coisa que você deve saber é que este site de e-commerce tem mais de 25 categorias de produtos disponíveis para venda, mas algumas necessitam de aprovação prévia, uma vez que os produtos devem apresentar considerações adicionais.
1. Categorias que precisam de aprovação
A empresa limita o acesso à venda nessas categorias para garantir que os vendedores atendam aos padrões de qualidade de produtos e listagens, bem como outros requisitos específicos da categoria. Esses padrões ajudam os clientes da Amazon a ter confiança para comprar em sua página.
As categorias que requerem autorização são:
Os requisitos variam de acordo com a categoria do produto, porém algumas restrições gerais são:
2. Categorias que não requerem aprovação
As categorias que não requerem autorização prévia da Amazon são:
3. Como obter autorização
A Amazon disponibiliza para novos vendedores uma lista com as categorias de vendas, tanto as que exigem autorização quanto as que não exigem, em sua página Amazon Services, bem como os requisitos para cada uma.
Depois de identificar a categoria do seu produto e se atender a todos os requisitos descritos, você deve solicitar autorização na sua conta da Central do Vendedor.
Para isso, você deve preencher o formulário, e em até três dias úteis você receberá uma resposta por e-mail confirmando se foi aprovado ou se são solicitadas mais informações sobre o produto.