O que é a etiqueta GS1-128?
O código EAN-128 é utilizado para representar o GTIN e informações adicionais na distribuição do produto. Ou seja, é um sistema para identificar produtos no ambiente logístico, ao invés de identificá-los nas transações comerciais do varejo.
No entanto, é bem possível que você não encontre informações sobre o código EAN-128, pois não é mais chamado assim. Este código é atualmente conhecido como GS1-128, pois é uma aplicação padrão do GS1.
O que é a etiqueta GS1-128?
Uma etiqueta é um pedaço de papel que é colado em um produto ou superfície para indicar qualquer tipo de informação, portanto a etiqueta GS1-128 é aquela que serve para representar a informação do código de mesmo nome para ser lida.
Esta etiqueta deve ser legível tanto pelo leitor a laser quanto por uma pessoa, o que significa que deve ser impressa, além do código de barras em sua forma simbólica e sua representação em dígitos, as informações contidas neste código em formato legível .
Qual é o dígito verificador?
O dígito verificador é uma das partes integrantes de qualquer código. Sua função no código não é a mesma dos demais dígitos, pois não contém nenhum tipo de informação sobre o produto.
Esse dígito garante a leitura correta do GTIN, eliminando quase totalmente os erros. Isso é conseguido graças ao fato de evitar o erro ao realizar o tratamento automático do código GTIN.
O dígito é calculado por meio de um algoritmo específico que garante sua precisão, bem como total segurança na leitura do GTIN. Ou seja, o dígito desempenha o papel mais importante na obtenção de uma leitura confiável.
Como calcular o dígito verificador EAN 128
O dígito verificador pode ser facilmente calculado através do Calculadora de Dígitos de Verificação (GS1 Brasil), pois oferece um aplicativo para realizar o cálculo automaticamente. No entanto, acreditamos ser importante conhecer o processo, tanto para entender o que acontece no algoritmo quanto para poder realizar a operação manualmente.
Primeiro, liste os doze dígitos do código da direita para a esquerda.
Uma vez que um número é atribuído, multiplique os números em posição par por 1 e os números em posição ímpar por 3.
Assim, no código de exemplo '123456789012', o 0 seria multiplicado por 3 e o 9 por 1.
Depois de obter os resultados das multiplicações, os resultados são adicionados.No caso do exemplo mostrado, a soma seria 1+6+3+12+5+18+7+24+9+0+1+6, resultando em 92.
Na próxima etapa, encontre os dez primeiros do resultado, ou seja, o múltiplo de 10 mais próximo do resultado, acima.
No caso do nosso exemplo, seria 100. Agora, subtraia o resultado da soma do múltiplo de 10, e você terá seu dígito verificador.
O último passo é adicionar este dígito ao final do código, obtendo assim o código final.
No exemplo mostrado, o código final seria: 1234567890128, pois 8 é o resultado da subtração de 100 de 92.